O professor apresenta as imagens e pede aos alunos que observem com
atenção a relação apresentada entre as personagens.
2- antes da leitura inicial o professor fará uma breve comentário
de que o texto lido é um trecho do livro Balada do primeiro amor de Antônio
Barreto, onde a protagonista é uma garota chamada Larissa que relata uma
experiência importante de sua vida.
Entregar cópias do texto aos alunos e
fazer a leitura.
Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É dificil acreditar, mas
meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o
Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o
que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e
morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de
Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de
bilhetinhos:" Você é a glicose do meu metabolismo.Te amo
muito!Paracelso"
E assinou com uma
letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com
letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas
de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem
saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois
do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte
papo:
- Um beijo pode deixar a
gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a
gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração
de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão.
Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta,
na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de
substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos
250 bactérias... Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo,
tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O
bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e
expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia
o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti
sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois
com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já
havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do
primeiro beijo.Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do
prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as
luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone
aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu
primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu
primeiro beijo. Balada do
primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
3
- Localização de informações; comparação
de informação; generalizações.
4- Produção de
inferências locais; produção de inferências globais.
a) Que momento é esse?
b) Quando e onde aconteceu?
c) Com quem ela viveu essa experiência?
5- Recuperação do
contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
- Como você pode constatar, no primeiro parágrafo, a narradora
muda de opinião a respeito da experiência do primeiro beijo.
a) Qual é o primeiro julgamento que ela faz?
b) E o segundo julgamento?
6- Percepção de outras
linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ ou afetivas; elaboração de
apreciações relativas e valores éticos e ou políticos.
1- O menino utiliza de outros meios para atrair atenção da
protagonista. Quais são esses meios?
2 - Ao término da leitura do texto você observou mudanças no
comportamento da protagonista em relação ao menino?
7- Percepção das relações
de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
Distribuir
copias com a letra da música:
Beija Eu
Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu...
Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...
Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser...
Então beba e receba
Meu corpo no seu
Corpo eu, no meu corpo
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça...
Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu...
Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...
Aaaaah! ah ah ah ah! ah!
Ah! ah ah ah!
Ah! ah ah ah!
Ah ah ah!...
Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser...
Então beba e receba
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça...
Aaaah! Aaaaah!
Oh oh oh oh oh oh!
Oh oh oh oh oh oh!
Aaaah! Aaaaah
Oh oh oh oh oh oh!
Oh oh oh oh oh oh!
Aaaah! Aaaaah
Oh oh oh oh oh oh!...
Dividir a sala em duplas. Pedir aos alunos que respondam:
a-
Escreva com suas palavras o que vocês entenderam sobre a música.
b-
Que sentimentos a música provocou em vocês? Expliquem.
c-
Qual a
intertextualidade existente entre o texto e a musica?
Finalizar com apresentação do clipe. http://letras.mus.br/marisa-monte/63/
Vera Lúcia Rodrigues de Lima
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